quinta-feira, 11 de abril de 2013

Campanha pela Real Beleza

Nunca é demais relembrar, na minha opinião, esta excelente aposta de marketing e publicidade da tão conhecida marca Dove. Quem já conhece, de certo que adorará rever. E quem não conhece, prepare-se então para se deparar com uma das melhores estratégias comunicacionais já executadas, a meu ver.

Com uma campanha totalmente inesperada e completamente fora do comum, a marca conseguiu aumentar as suas vendas em cerca de 700%, facto memorável para toda a história de uma indústria extremamente competitiva. Mesmo não fugindo ao facto de que esta é também uma estratégia para a obtenção de lucro, a agência Ogilvy (criadora da campanha) foi imensamente inteligente: intitulando a campanha de "Real Beauty" / "Real Beleza", fez o uso de modelos femininas perfeitamente comuns. Mulheres como todas nós, com defeitos e qualidades, que acima de tudo são detentoras de uma beleza curvilínea (fugindo às magrezas extremas, tanto em voga nessa mesma altura). Utilizando não só imagens, mas também vídeos e testemunhos, é notória a inovação, criatividade e apelo ao senso comum por parte da marca, que desafiando assim o idílico feminino conseguiu que se falasse dela em todos os meios de comunicação, e até em países onde os anúncios não foram exibidos. Afinal, qual é a mulher que foge aos padrões de beleza comuns que não gosta de se sentir especial? 

Abaixo podem ver-se alguns dos exemplares publicitários desta mesma campanha.

















Por Rita Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário